Pet-Nat é o apelido carinhoso dos chamados “petillant naturel” – tentando traduzir, espumantes naturais. São chamados assim pois as borbulhas ( geralmente mais macias e sutis que as provenientes do método tradicional) são capturadas ao engarrafar o vinho no processo de fermentação alcoólica ( que libera gás carbônico no ambiente – e se isso acontece na garrafa, as borbulhas se ficam presas ali dentro).
Pode parecer um processo simples, mas não é. Tem que saber exatamente o momento ideal, durante a fermentação, para se engarrafar os vinhos – para não ficar com mais ou menos borbulhas. Ou então correr o risco das tampinhas ou rolhas das garrafas estourarem na sua cara ou darem um banho de espuma na galera por excesso de pressão interna.
Mas o que ele tem de complicado no método, tem de fácil na hora de beber. São espumantes geralmente leves, ácidos, deliciosos. Muita gente que faz vinho natural acaba adotando esse método por ser menos interventivo ( no método tradicional a segunda fermentação, que dá origem às borbulhas, é induzida por uma mistura de leveduras – geralmente selecionadas – e açúcar; chamado de licor de tirage – e para fazer isso com mosto reduzido e leveduras naturais dá um trabalho considerável).
Vale apena Experimentar.
Mal Acabado (Phulia Wines) – Pet Nat - Vinho Espumante Bruto Natural da Casta Loureiro