Uma sardinha pequenina tinha espinhas e barbatanas tenras, toda ela era frágil. Pediu a uma malagueta que a ajudasse a perder aquele ar inofensivo. Então, a malagueta tornou a petinga picante.
Certa sardinha quis transformar-se num tomate. Conseguiu mas perdeu o aroma e não achou piada ao corpo, vermelho e liso. Decidiu voltar atrás e passou a convidar o tomate para conversar: conversas de conservas.
Chicharro, chicharrinho, chicharrão… era um escabeche o dia todo, com tanta população. Mas um carapau tomou conta da situação: Começou a ler histórias e todos ficaram com mais atenção.
Os polvos têm três corações, mas este queria ter mais. Talvez porque gostasse de ouvir o ritmo dos corações a bater a sua música preferida. Então, trocou por algumas das pernas por alguns corações. Quantos? Façam as contas!
Uma lula queria ser pintora. Arregalava os olhos e pintava tudo o que via. Mas, logo que acabava de pintar, mudava de cor e misturava-se com a sua pintura. Por isso ninguém a via nas exposições.